segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Mania de guardar.

Sempre senti a necessidade de guardar tudo o que acho importante, por mais que, à primeira vista, os guardados possam parecer apenas um monte de tranqueiras.
Costumava guardar conchas do mar, pra me lembrar que era disso que eu gostava quando era criança - elas sumiram, provavelmente em alguma das tantas mudanças geográficas. Ainda guardo recortes de desenhos que achava em revistas infantis e dos quais gostava, assim como o brinquedo "Lego" e aqueles discos coloridos e com animações, conhecidos como "tazos".
Hoje "coleciono" - não é bem essa a palavra - minhas entradas de cinema, ingressos para shows, as cartas que recebia dos amigos quando morava em Natal e qualquer outra bobagem que alguém importante me der.
Mas nada do que coleciono é mais importante do que os desenhos. Gosto muito de desenhar, principalmente retratos de pessoas pelas quais, por algum motivo, tenho apreço. E elas variam desde famosos - cantores ou atores - até pessoas com as quais convivi/convivo.
Para colocá-las no papel, é necessária muita observação, durante muitas horas - e muita paciência também. E então, com o correr do tempo gasto nesse processo, é como se eu acabasse conhecendo melhor a criatura desenhada, de alguma forma - não digo interiormente, porque provavelmente isso é impossível através da pura observação externa. É como se eu pudesse entender os traços, o olhar e até as rugas - se existirem -, e conseguisse imaginar o motivo de cada coisa ter ali o seu lugar - e não me venham falar de velhice.
É como se eu chegasse mais perto, mesmo com a distância imensa. Como se o rosto se materializasse um pouco ali, e com ele eu pudesse ter uma conversa, principalmente enquanto o processo de materialização acontece. É tudo muito significativo.
Portanto, acredite: se eu já o(a) desenhei, é porque você me importa. Truly.

2 comentários:

  1. Que bom que eu já fui desenhada por você, e de uma forma brilhante! Fico cada dia mais feliz e mais orgulhosa de ti, pelos desenhos, pelo significado deles em ti e por ter a certeza de que você é um talento nato! Te amo muito ! Um beijo.

    ResponderExcluir