segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Ou entra, ou sai.

É fato que a todo momento pessoas novas aparecem em nossas vidas, voluntariamente ou não. E é um clichê dizer que algumas delas estão só de passagem, enquanto outras vêm para ficar "para sempre".
Mas há um problema. Uma espécie de indecisão inconsciente e, se assim é, conseqüentemente involuntária. Não sei nem se posso chamar assim, de indecisão. Acho que não posso mesmo.
O negócio é que existem pessoas que entram e saem das nossas - e, na verdade, estou falando da minha - vidas mais de uma vez. E isso não é bom. Principalmente se a pessoa que fica indo e voltando é uma daquelas poucas que você convidou - acho até que literalmente, com palavras - a ficar e não sair mais, desde a primeira chegada.
Pergunta-se: mas qual é o problema de sair e voltar, se o que importa realmente é que volta? O (grande) problema é que quando volta, se quer tanto que fique, que quando sai novamente é devastador, e quando resolve voltar mais uma vez - e acho que já é a terceira entrada - a vontade de falar é tanta que as palavras não cessam nem que se queira, que se force. Quer dizer, cessam sim, mas só para não perturbar tanto o juízo, para que não saia outra vez.
Então o que faço é um aviso - ou mesmo um apelo: se for pra entrar, sinta-se à vontade. Mas se for pra sair, sumir, desaparecer, que seja de uma vez só. Que não volte mais.




Para ilustrar:
"-(...)E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás pra mim o único no mundo. E eu serei para ti a única no mundo...

(...)

A raposa então calou-se e considerou muito tempo o príncipe:
- Por favor, cativa-me! Disse ela.
- Bem quisera disse o príncipe, mas eu não tenho tempo. Tenho amigos a descobrir e mundos a conhecer.
- A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não têm tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres uma amiga, cativa-me!
- Os homens esqueceram a verdade, disse a raposa.
E continuou:
- Mas tu não deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."

(Trecho do livro O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry).

4 comentários:

  1. As pessoas verdadeiramente importantes vão querer ficar... Acho que quem entra e sai não tem realmente intenção de ficar. Ficar mesmo...

    Esse livro é lindo...

    ResponderExcluir
  2. E que esse povo aí, se decidir ficar MESMO, não faça estragos...

    Só sei que eu não saio!

    ResponderExcluir
  3. O que é verdadeiro nunca se perde, isto é um fato. Temos amigos que passamos anos sem ver e quando reencontramos nos parece que estavamos juntos sempre, que nos vimos ontem, já outros que estamos juntos todos os dias, pode se ter um abismo entre nós! Quando alguém sair da sua vida, o melhor a fazer se por acaso voltar depois é sempre só lembrar dos bons momentos juntos e das voltas, e deletar as idas que sempre causam estrago! :). E por falar nisso ontem tive um reencontro sensacional e no puro acaso com a Fianco no show de Valéria Oliveira! Momento de puro amor declaradíssimo entre nós, que exemplifica muito o que acabo de dizer...um beijo minha querida filha. :)

    ResponderExcluir
  4. essa querida da tua mãe!! adoro!! falou tudo agora!! e falamos muito em vc. :)

    adorei o que vc escreveu.
    :**

    ResponderExcluir