quarta-feira, 10 de março de 2010

"Não acomodar com o que incomoda"

Cito O Teatro Mágico para falar de uma situação que tem me incomodado muito ultimamente: a falta de educação.

Todos os dias na volta da USP para casa, encontro o momento de maior tensão quando chego na Estação Brás do trem (CPTM). Isso porque a maioria das criaturas que lá embarcam simplesmente esquecem-se (ou nunca aprenderam, o que é mais provável) de um conceito básico da física: dois corpos não ocupam o mesmo espaço ao mesmo tempo.

Vou explicar melhor: quando o trem chega ao Brás, todos os que estão no trem desembarcam, porque é a estação final da linha, e novas pessoas embarcam para ir para a outra extremidade da mesma. Seria de se esperar que pessoas racionais deixassem todos desembarcarem primeiro para depois entrarem no trem, certo? Errado. As criaturas irracionais querem, a todo custo, enfiarem-se no trem enquanto o mesmo está abarrotado de gente que vai sair naquele exato momento. Resultado: empurrões, pisadas nos pés, palavrões e o diabo a quatro. Quase todo santo dia saio irritada, desejando que o trem exploda com todas aquelas pessoas sem educação dentro. Ou que pelo menos ele pare durante uma hora entre uma estação e outra, para que toda a pressa desnecessária (porque as portas do trem ficam abertas tempo suficiente para que todos saiam e entrem) tenha sido em vão.

Hoje, por exemplo, eu tentava sair dizendo "deixem a gente sair primeiro, pelo amor de Deus!". Mas de que adiantou? Nada.

Minha sugestão é que sejam contratados vários guardas que fiquem nas estações, em cada plataforma, "coordenando" as saídas e entradas. Como? Dizendo "deixem quem está dentro sair. Se tentar entrar antes da hora, leva cacetada". Eu sei que parece um exagero, e é. Mas é que todos os milhões de avisos com relação a isso não adiantam: tem aviso nas portas do trem, no chão da plataforma, no alto ao lado das escadas, e uma mulherzinha ainda fala a mesma coisa no sistema de som da estação. Então falta de informação não é.

Você pode estar pensando que eu só estou reclamando porque quero desembarcar. Errado. Estou reclamando porque faço minha parte todos os dias, esperando a galera desembarcar pra depois entrar, mesmo que eu acabe demorando e fique em pé durante toda a viagem. E não é por raiva que vou deixar de fazê-lo, porque aí me tornaria mais uma selvagem (porque é isso o que a maioria parece ser) no meio da selva das estações.


P.S.: trem não é a mesma coisa que metrô. Metrô é um sistema muito mais rápido e moderno. Trem é algo que está se modernizando um pouquinho mais agora, mas que por mim podia ser substituído inteiramente pelo metrô.

2 comentários:

  1. boe, por isso que eu gosto de Natal! Aqui a gente vai a pé para os cantos (y)

    ResponderExcluir
  2. É foda lidar com gente sem educação, mas pôr guardas pra coordenar o fluxo de pessoas do jeito que você sugere é um tanto exagerado. Deve haver outro jeito, pra tudo se dá um jeito.

    Até, mulé! NaCldades de você ;-;

    ResponderExcluir