sexta-feira, 12 de março de 2010

Sobre greves e suas conseqüências.

Eu realmente concordo que não se deve acomodar com algo que está ruim e, portanto, deve-se demonstrar a insatisfação e procurar soluções. É um direito de qualquer cidadão.
Mas, por outro lado, também acho que as pessoas que não estão incomodadas têm o direito de ir em paz com seus carros para continuar seus compromissos do último dia útil da semana.

Esclarecendo: hoje houve uma greve de professores, provavelmente de escolas estaduais, contra o governador José Serra, pelo que eu pude entender. A mesma causou a paralisação da movimentadíssima Avenida Paulista, na qual eu estava passeando desavisadamente com Mr. Dan. Os carros não andavam, os pedestres não conseguiam atravessar a avenida ou chegar à estação de metrô.
Resumindo: para quem não tinha nada a ver com a greve, o movimento simplesmente foi um causador de transtornos.

Por isso eu questiono: até onde vai o direito dos grevistas de parar uma grande avenida para chamar a atenção, mesmo sendo essa a intenção? Até onde vai o direito deles de atrapalhar o funcionamento do já caótico trânsito de São Paulo?
Se o problema deles é com o governador, por que não ir até a frente da casa dele para fazer o manifesto? Ou ir até a frente da sede do governo estadual? Por que impedir várias pessoas de irem aos seus compromissos de trabalho agendados para as 16:30? Ou de ir buscar os filhos na escola? Ou até mesmo passear?

Realmente creio que se há um problema, ele deve ser tratado diretamente com o causador dele, sem que isso atrapalhe a vida de quem não está envolvido. Sim, eu sei que problemas em escolas públicas deveriam ser de interesse de todos, mas a realidade não é essa. Eu e todos (ou pelo menos a maioria) os que estudam/estudaram/estudarão em escolas particulares, penso eu, querem simplesmente poder andar em paz em qualquer avenida movimentada que seja, sem ter medo de que a qualquer momento a polícia possa passar por nós correndo para pegar algum grevista.


P.S.: sei que meu último parágrafo parece e é de caráter elitista. Perdoem-me os que se sentirem ofendidos.

P.S.2: fico com pena dos alunos que ficam sem aulas por causa dessas greves.

P.S.3: comprei meu ingresso pra ver o Simply Red e dei um foda-se bem grande pra greve. Falo mesmo. E estou feliz pra cacete, beigos.

Um comentário:

  1. O mundo é da elite. Não é nossa culpa que não existam escolas boas ou salários bons para os professores. ¬¬

    ResponderExcluir